Se você é maquiadora e deseja formalizar seu negócio, saiba que a maquiadora profissional pode se tornar Microempreendedor Individual MEI.
A construção de uma carreira de sucesso inclui além de talento, uma boa formação e aperfeiçoamento na profissão, também a formalização em caso de profissionais que atuam como autônomos.
Ser MEI é uma forma de trabalhar com segurança, profissionalismo, visando um futuro promissor na carreira e garantia dos direitos como profissional, podendo usufruir de diversos benefícios e vantagens.
Neste artigo vou abordar os principais pontos que você precisa saber para se tornar uma maquiadora MEI.
O que é o MEI e quais as suas vantagens:
MEI é o regime jurídico simplificado para formalização de pequenos negócios. Ao se tornar MEI, você se torna uma maquiadora com CNPJ, ou seja, uma pessoa jurídica, uma empresa.
Ao se tornar uma empresa você tem benefícios e obrigações exclusivas que vão te possibilitar alcançar maiores objetivos e crescimento profissional.
Confira as vantagens ao se tornar uma maquiadora profissional MEI:
Facilidade de abertura e gestão:
Para se tornar MEI, começar a contribuir e ter seu CNPJ, é mais fácil do que você imagina. Isto porque todo processo de abertura se faz de forma online e gratuita. Você mesmo pode fazer o cadastro no site sem precisar pagar um contador para isto.
E vale uma observação – fique atenta pois você vai encontrar sites que cobram para fazer este serviço, mas acredite, não é nada complicado e você pode fazer seu cadastro sozinha sem gastar um centavo clicando no link que vou deixar neste artigo.
Mas antes prossiga com a leitura e entenda tudo sobre como se tornar um maquiadora profissional MEI, assim você estará pronta para dar os passos certos e criar seu CNPJ.
Menores custos:
O MEI possui impostos fixos e mensais acessíveis. Com uma taxa única mensal você contribui com os impostos devidos e não paga taxas adicionais como na emissão de notas fiscais por exemplo.
Acesso a benefícios:
Ao se tornar uma maquiadora profissional MEI, você tem acesso à aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade, também pode abrir conta PJ em bancos e tem a possibilidade de créditos para MEIs com taxas de juros menores.
Isto mantendo em dia sua contribuição mensal e obrigações com a formalização.
Credibilidade:
Ser MEI também transmite maior profissionalismo e confiabilidade para seus clientes, pois caso seja necessário a emissão de notas fiscais você está preparada e formalizada para tal exigência, como também pode incluir seu CNPJ nos contratos de serviços prestados.
Quais os requisitos para ser maquiadora MEI
Faturamento anual:
O limite anual de faturamento para Microempreendedores Individuais (MEI) em 2024 é de até R$81 mil, porém existe uma expectativa de aumento no limite deste faturamento anual. Isso se deve ao Projeto de Lei Complementar (PLP) que propõe aumentar o limite para até R$144 mil.
Ao se tornar uma maquiadora MEI fique atenta ao limite de faturamento anual e ao possível aumento deste faturamento para a categoria, desta forma você irá evitar transtornos quando for emitir sua declaração anual de faturamento.
Esta declaração é feita todo ano e entregue até o dia 31 de maio de cada ano, correspondente ao ano anterior em que você está incluída no MEI.
Pagar o DAS
O MEI precisa pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) todos os meses, mesmo que não tenha faturado em sua empresa. Se você tem um MEI aberto é obrigatório o pagamento do DAS.
Emissão de notas fiscais
O MEI não é obrigado a emitir nota fiscal para venda de produtos ou prestação de serviços para pessoas físicas, a menos que a pessoa queira. Em caso de venda de produtos ou prestação de serviços para pessoa jurídica o MEI é obrigado a emitir nota fiscal.
Porém para o Microempreendedor Individual esta emissão é gratuita pois os custos já estão incluídos no valor da contribuição mensal. (DAS).
Uma maquiadora MEI presta serviços de beleza, para emitir a nota dos serviços, basta acessar o site Portal Nacional da Nota, realizar o cadastro e começar a emitir as notas quando necessário.
Relatório mensal de receitas brutas
O MEI precisa preencher o relatório mensal de receitas brutas. Este relatório é fornecido pelo site para que você imprimir e preencher. Ele não é entregue a nenhum lugar, mas está na lei de legislação MEI preencher o relatório até o dia 20 de cada mês.
Ele serve para que o profissional possa ter uma organização exata de seu faturamento mensal na empresa MEI, o que ajuda na contabilização total para a declaração anual de faturamento, que esta sim, é obrigatória.
Empregados:
O MEI pode ter um empregado contratado com carteira assinada.
Outro ponto a observar é que para ser MEI não é possível também ser sócio ou titular em outra empresa.
Como se tornar MEI maquiadora:
Para se tornar uma maquiadora MEI acesse o Portal do MEI: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor
Preencha o cadastro com seus dados pessoais e da empresa.
Escolha o CNAE para maquiador(a) corretamente, efetue o pagamento da guia mensal até o dia 20 do próximo mês em que você fez o MEI e assim por diante a cada mês.
Qual o CNAE para Maquiadora Profissional MEI
O CNAE ideal para maquiadora profissional é o 9602-5/02, que se refere à atividade de “Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza“. Essa subclasse engloba diversas atividades relacionadas à estética facial e corporal, incluindo:
- Limpeza de pele
- Massagem facial
- Maquiagem
- Manicure e pedicure
- Depilação
- Aplicação de máscaras faciais
- Outros serviços de estética
O CNAE 9602-5/02 é específico para maquiadores profissionais que prestam serviços de forma autônoma. Se você trabalha em um salão de beleza ou outro estabelecimento, o CNAE pode ser diferente.
Agora que você sabe que pode formalizar seu negócio e ter um CNPJ de maneira simplificada, faça seu MEI e trabalhe com segurança e visando um futuro melhor em sua carreira.
Leia o artigo abaixo e saiba Como fazer um estúdio de maquiagem simples.