Biossegurança na maquiagem. 9 Dicas para seu atendimento.

Trabalhar com biossegurança na maquiagem é essencial para que você evite contaminações no seu material de trabalho e tenha cuidado com a saúde da pele de suas clientes.

E sim, dá um pouquinho de trabalho, mas ser uma maquiadora é estar em contato direto com a pele das pessoas por isso a higiene é fundamental.

Saiba também que os bons hábitos no manuseio do seu material chama atenção das pessoas e passa mais profissionalismo e segurança para elas.

Esses hábitos evitam que, através da maquiagem, sejam transmitidas doenças da pele, olhos e boca, como conjuntivite e herpes, por exemplo. 

Na maioria das vezes a maquiadora não sabe se a pessoa que está atendendo tem algumas dessas doenças e caso a cliente tenha, talvez não saiba também exatamente o que é ou prefere não contar.

Por isso, trabalhe com segurança e mantenha seu material limpo e livre de contaminações, oferecendo o melhor para suas clientes sempre. E independente da cliente ter ou não algum desses problemas é uma questão de higiene. Certo? . . .

Agora vamos às 9 Dicas para atender com biossegurança na maquiagem:

1 – Use um pincel ou aplicador para passar o batom na cliente.

Biossegurança na maquiagem. 9 Dicas para seu  atendimento.

Nunca use o batom diretamente nos lábios dela. Seja ele batom em bala ou líquido. Assim você mantém o batom sempre limpo e livre de contaminações.

Para usar na cliente, raspe um pouco do batom com a espátula e pegue o produto com o pincel. Já coloque na espátula a quantidade necessária para aplicar na cliente, se precisar pegar mais, higienize a espátula antes ou use outra que esteja limpa.

2 – Higienize seus pincéis entre uma cliente e outra.

Biossegurança na maquiagem. 9 Dicas para seu  atendimento.

Sempre faça a higienização dos seus pincéis entre uma cliente e outra. Use lenço umedecido e esfregue o pincel sobre ele até que se remova o produto. Em seguida borrife álcool isopropílico sobre as cerdas e esfregue um pouco mais, deixe secar sobre a bancada.

O álcool evapora rápido e seu pincel fica limpo e seco em alguns segundos.

3 – Lave os pincéis de produtos molhados:

Biossegurança na maquiagem. 9 Dicas para seu  atendimento.

Os pincéis que são para aplicação de produtos cremosos como: batom, corretivo, delineador e base, devem ser lavados em água corrente e detergente neutro.

Apenas limpar com o lenço não será o suficiente para remover toda a sujeira deles. Por isso eles são os tipos de pincéis que você deve ter vários para o atendimento diário, pois não dá tempo de higienizar corretamente e secar para a próxima cliente.

4 – Lave as esponjas :

As esponjas de aplicação de base e corretivo devem também ser lavadas em água corrente e detergente neutro, deixando secar completamente para então ser usada na próxima cliente.

Ela é mais um item que você precisar ter várias para um dia de atendimento, assim você usa uma para cada cliente durante o dia e no final do expediente faça a higienização e deixe secar.

A atenção com a limpeza das esponjas é muito importante, por se tratar de um produto que demora um pouco mais para secar o risco de contaminação e proliferação de bactérias é grande. Tenha cuidado e se atente a forma correta de higienização.

5 – Os produtos em creme:

Ao usar produtos em creme como hidratantes, bases e corretivos cremosos, use sempre a espátula para retirar uma quantidade desejada da embalagem e coloque sobre a placa de inox para então aplicar na cliente. Assim você não contamina o produto na embalagem.

6 – Não use as mãos para fazer misturinhas de produtos

Não use as mãos para fazer misturas de produtos, use sempre a placa de inox, isto não é nada higiênico. Você pode usar as mãos para ajeitar o produto no pincel, retirar excesso de produto, mas não colocar o produto ali e fazer misturinhas. Principalmente misturinhas de batons.

Neste caso sabemos que as mãos da maquiadora está devidamente limpa para a produção na cliente, mas pense bem, você vai aplicar produtos próximo aos olhos da cliente, produtos na boca da cliente e fica estranho misturar nas mãos e aplicar depois na boca dela.

Temos a plaquinha para esta função.

7 – Tenha seus próprios batons :

Sim, todos os batons que estão na sua maleta são seus, mas para atendimento. Então você também não deve aplicá-los diretamente nos seus lábios. Se quiser usar algum dos seus batons de atendimento, também use a espátula para pegar.

Se tem o hábito ou a preferência de passar batom direto nos lábios, tenha os seus para uso próprio. O cuidado com a contaminação dos produtos precisa ser respeitado mesmo quando as clientes não estão por perto.

8 – Pós soltos e compactos :

Agora se atente para este passo importante da biossegurança na maquiagem que passa despercebido por muitas maquiadoras.

Os pós soltos devem ser também colocados na plaquinha a quantidade necessária para ser usada na cliente e o que restar na plaquinha deve ser descartado e não colocado de volta ao pote.

Já os produtos compactos como pó, blush e sombra existem duas formas de usá-los com segurança.

Em caso de dúvida com a saúde do cliente é possível raspar um pouco do produto com a espátula e depositar na plaquinha para usar a quantidade necessária e descartar o que sobrar. Desta forma existe um desperdício maior do produto, porém o cuidado em evitar a contaminação deve ser levado em consideração.

Também é recomendável fazer a desinfecção da superfície do produto antes e após cada atendimento. Borrife álcool isopropílico sobre a superfície do produto compacto que foi usado, isso irá ajudar a reduzir o risco de contaminação cruzada.

9 – A placa de inox e a espátula:

A placa de inox e a espátula devem ser higienizadas após o atendimento em cada cliente.

Retire todo excesso de produto com um lenço umedecido e lave-as em água corrente com detergente neutro, em seguida seque com uma toalha e estão prontas para ser usadas imediatamente.

No caso delas, ter uma de cada já é o suficiente para o atendimento diário, pois a forma de higienização é rápida.

Seguindo cuidadosamente estas 9 dicas de biossegurança você vai entregar para suas clientes, além de uma maquiagem linda também um serviço seguro e livre de contaminações.

Compartilhe este artigo para outra maquiadora.

Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima